Porque não temos memória de elefante

Ubuntu Feisty: Desktop Effects

Estou já há algum tempo usando o Feisty e tenho tipo boas experiências. A performance do Desktop é perceptivelmente melhor do que a versão anterior do Ubuntu (Edgy). O boot é incrivelmente veloz. As aplicações abrem mais rápido também.

Outra facilidade fantástica é o Restricted Drivers Manager (Gerenciador de Drivers Proprietários). Minha placa wifi DLink, com chipset Atheros funcionou sem nenhum tipo de problemas (foi habilitado por padrão). Minha NVidia GeForce 6100 (on board) também foi listada e nesse caso foi preciso que eu habilitasse-a manualmente. Novamente, tudo tão simples quanto um clicar de mouse pode ser.

A próxima experiência foi brincar com o Desktop Effects, nome dado à integração do Compiz no Ubuntu. Agora é tão fácil habilitar um desktop 3D que perdeu um pouco da graça. :-)

Para não dizer que tudo são flores, a rotação do Desktop em cubo não funcionou. Resolvi o problema seguindo essa dica do André Noel. Senti falta também de uma software onde eu pudesse configurar outros detalhes do Compiz. Por padrão não vem uma aplicativo para isso, mas se resolve facilmente:

sudo apt-get install gnome-compiz-manager

Aparecerá um novo atalho em Sistema -> Preferências -> GL Desktop

Comments on: "Ubuntu Feisty: Desktop Effects" (4)

  1. Saulo Araújo said:

    Quando vc colocou o CD do Feisty pra rodar na sua máquina, qual foi a resolução de video carregada? Em meu Athlon 64, com a Gforce 6100, somente ficou com 800×600 quando rodei o CD.

  2. Oi Saulo,

    Eu também só consegui 800×600, e isso impede fácil acesso aos botões da parte inferior da janela do instalador. Tive que usar Alt Click para mover a janela de forma a acessar os botões.
    Abri um ticket no rosetta sobre isso e os caras não priorizaram o assunto ainda no Feisty pois precisaria readequar todas as telas do instalador às baixas resoluções. Qarece que vão resolver no Feisty 1

    Após instadado, eu ativei o driver na NVidia e consegui 1024×768.

  3. Italo said:

    O meu apt não achou o gnome-compiz-manager.

  4. hello there, awesome post, and a fairly good understand! one for my bookmarking.

Leave a comment for: "Ubuntu Feisty: Desktop Effects"